PÔR PORTUGAL A NADAR E A VENCER!



01
DESENVOLVIMENTO DE BASE DE DADOS ESTATÍSTICOS
A estratégia de comunicação da FPN deve ser desenvolvida com base no seu autoconhecimento.
A FPN deve ser a fonte primária do historial da Natação portuguesa, alocando meios e recursos na constituição de um gabinete de estudos estatísticos que permita atingir objetivos fundamentais da sua estratégia de comunicação, tais como:
• Valorizar a sua História e dignificar o seu percurso desportivo no contexto nacional e internacional;
• Promover os atletas no plano interno, através do exemplo interpares, ou seja, dando a conhecer aos atletas atuais os atletas e resultados do passado, através da comunicação de efemérides, recordes ou outros feitos.
• Promover o reconhecimento social (incluindo o do jornalismo, quer generalizado, quer especializado) do sucesso desportivo;
• Enriquecer o dossier de imprensa permanente da FPN.
02
DIVERSIFICAÇÃO DO MIX DE COMUNICAÇÃO
Ao longo dos últimos anos a FPN tem evoluído no sentido de explorar várias plataformas comunicacionais, Ao longo dos últimos anos, a FPN tem evoluído no sentido de explorar várias plataformas comunicacionais, desenvolvendo a sua comunicação direta, seja por via dos comunicados e circulares internas, seja por via do envio permanente de comunicados de imprensa, da gestão de redes sociais e, mais recentemente, pela exploração de plataformas multimédia, com a criação da Natação TV.
A FPN deve continuar a reforçar essa via de diversificação, atendendo aos diversos públicos-alvo que pretende captar, desenvolvendo uma estratégia que distinga a comunicação interna e institucional da promoção externa da modalidade.
Para tal, é fundamental dotar a FPN de ferramentas que tornem as mensagens eficazes, explorando diferentes vias, nomeadamente:
• Publicidade institucional
• Relações públicas
• Ações de promoção
• Conteúdos gráficos
• Produção multimédia


03
REFORÇO DA NATAÇÃO TV
A Natação TV é um projeto de longo alcance da FPN que se apresenta como uma ferramenta com potencial de rentabilização.
É nossa convicção de que, para além de se constituir como um fim em si, na sua vertente de transmissão de conteúdos e divulgação de todas as disciplinas da Natação, deve ser trabalhada na sua vertente de ativo promocional da FPN, pelo que procuraremos levar a FPN a utilizar a Natação TV para disponibilizar conteúdos aos órgãos de comunicação social, nomeadamente à televisão.
Com esta estratégia, almejamos garantir mais espaço (não pago) em televisão generalista e por cabo, estabelecendo como fim último que alguma da programação da Natação TV seja eventualmente transferida para os canais desportivos.
Por outro lado, a Natação TV deve estar ao serviço de todo o universo FPN, garantindo maior regularidade na transmissão das principais provas nacionais e regionais de natação pura, masters, águas abertas, polo aquático, natação adaptada e natação artística.
Para reforço da Natação TV também pretendemos promover a diversificação de conteúdos, nomeadamente através da transmissão de entrevistas, programas de comentário, noticiário e agenda semanal.
04
COMPETIÇÕES E EVENTOS
Em cooperação com as direções de prova, desenvolver-se-á um plano que melhore a experiência do adepto da Natação e dos próprios agentes desportivos, no sentido da maior atratividade das diferentes competições.
Esse plano passará pela redução/eliminação/preenchimento de tempos mortos nas diversas competições, pelo reforço da qualidade informativa (por via de grafismos e comunicação verbal), pela maior interação com os clubes e pelo maior dinamismo pré e pós-prova.


05
INSERÇÃO DO “PERFIL DO PRATICANTE” NO PORTAL DA FPN
A informação sobre os atletas que representam a seleção nacional é fundamental para o melhor enquadramento e acompanhamento da nossa seleção.
Como tal, propomos a inserção de uma nova secção no site da FPN com as informações básicas sobre os praticantes portugueses de alto rendimento, nomeadamente, nome, clube, data de nascimento, treinador, naturalidade, número de internacionalizações, principais resultados, arquivo fotográfico e perfil Swimrankings.
Numa segunda fase propomos estender a base de dados para os treinadores.
06
MARKETING DIGITAL
A FPN deve cultivar nas suas redes sociais a aproximação aos adeptos da Natação.
Sabemos que o perfil desses adeptos é, na sua maioria, definido por praticantes, antigos praticantes e familiares de atletas, pelo que a informação veiculada nas redes sociais deve primar por um elevado grau de conhecimento e profundidade sobre os temas relativos às diversas disciplinas, mas também sabemos que a Natação tem acolhido recentemente novos adeptos e curiosos (p. ex. houve um aumento de 40.9% no número de visitas ao perfil de Instagram da FPN entre dezembro de 2023 e maio de 2024) , fruto dos resultados que foram obtidos nos últimos anos.
Nesse sentido, é imperativo cultivar uma maior aproximação entre os atletas e os adeptos através de mensagens nas redes sociais, permitindo aumentar o alcance e a pegada digital das redes FPN.


07
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A questão dos patrocínios e parcerias é vital para o desenvolvimento da atividade da FPN. Ao longo dos últimos anos, a FPN tem-se distinguido por ser um parceiro de confiança e de cada vez maior visibilidade, granjeando, igualmente, a confiança de vários parceiros institucionais e comerciais.
De modo a continuar a trajetória de angariação de um maior número de parceiros, deve a FPN equacionar o desenvolvimento de um departamento comercial na sua estrutura, que agregue e enquadre o portfólio de serviços e produtos que podem ser prestados e fornecidos, fomentando o fair play e a sustentabilidade nas relações comerciais com os seus parceiros.