PÔR PORTUGAL A NADAR E A VENCER!


RESPEITAR O PASSADO, CONSTRUIR E VENCER O DESAFIO DO FUTURO
O nosso plano eleitoral, que colocamos à consideração dos delegados da Assembleia Geral da FPN e de toda a comunidade aquática, vem dar corpo à estratégia que pretendemos desenvolver para atingir os múltiplos desígnios da nossa candidatura.
Queremos atingir melhores resultados no topo, alimentando a base da pirâmide. O Programa Portugal a Nadar (PAN) foi fundamental para captar novos talentos e alargar o número de jovens praticantes sob a égide da FPN.
O programa faz agora 8 anos e começamos a ter, nos quadros competitivos, jovens nadadores e jogadores que fizeram todo o seu percurso de formação ao abrigo do PAN. Importa agora impulsionar estes novos atletas de competição, traduzindo esse trabalho de base em resultados de topo.
O investimento transversal a todas as disciplinas será também um imperativo. Para tal, os recursos terão de ser geridos de forma criteriosa.
É nesse contexto que propomos o estabelecimento de uma estrutura intermédia entre a Direção e as Direções Técnicas, liderada por um diretor desportivo coadjuvado por um Departamento de Performance, composto este por profissionais das áreas da saúde e do desporto. Queremos melhor acompanhar os praticantes de alto rendimento de todas as disciplinas.
Do ponto de vista do funcionamento orgânico da FPN, proporemos à Assembleia Geral a revisão dos estatutos, no sentido de integrar, na composição da própria Assembleia Geral, a categoria eleitoral dos treinadores que tenham estado em qualquer edição dos jogos paralímpicos.
O tempo é de renovação. Se é verdade que nos últimos três anos obtivemos os melhores resultados da nossa História, não é menos verdade que os anos da pandemia deixaram marcas ainda não debeladas.
No próximo ciclo olímpico temos de acelerar a nossa Natação a um ritmo superior à média internacional, significando tal bater mais recordes nacionais, ter mais atletas nas seleções, garantir qualificações mais frequentes para as competições internacionais e detetar talentos ainda mais precocemente.
Paralelamente, temos de deixar bem claro aos pais e educadores que a Natação é uma modalidade na qual os seus educandos podem apostar, sem receio de comprometer os seus percursos escolares, académicos ou profissionais.
Em suma, os desafios são muitos, mas uma coisa a nossa candidatura tem como certa: nunca serão maiores do que a nossa vontade de os superar.